Garcínia (Garcinia cambogia)

Garcínia (Garcinia cambogia)

150 150 Dr. Armando

Fitoterápicos: Garcinia cambogia

Garcinia cambogia

A Garcinia cambogia, pertencente à família das Clusíaceae, é originária do sul da Ásia e África Tropical. Há séculos seus frutos cítricos vêm sendo consumidos pelos nativos da região como aromatizante, condimento e preservante de alimentos. Popularmente é conhecida como Malabar Tamarindo ou Goraka.

O HCA (ácido hidroxicítrico) é muito semelhante ao ácido cítrico, substância que dá a característica ácida na laranja, limão e outras frutas cítricas.

Em relato de pessoas que consumiam seus frutos, observaram-se perdas substanciais de peso. Com isso, principalmente a partir da década de 1960, muitos estudos botânicos, farmacêuticos e médicos começaram a ser realizados. Atualmente, após muitas pesquisas científicas, a Garcinia cambogia tem obtido um grande sucesso no tratamento da obesidade e em regimes de emagrecimento, e tornou-se um produto revolucionário nos Estados Unidos, pois atua por mecanismos exclusivamente metabólicos, não interferindo no SNC.

Propriedades

O Ácido Hidroxicítrico (na forma de hidroxicitrato) é um inibidor efetivo da síntese dos ácidos graxos. Isto se dá pela interrupção do fornecimento de Acetil Coenzima A (ACoA), elemento essencial no processo de biossíntese de ácidos graxos (unidade fundamental dos triglicerídeos e lipídios polares) e colesterol.

A garcinia é um produto natural, sem os efeitos colaterais dos produtos que agem no nível do SNC, não acarretando sono, alteração nos batimentos cardíacos, elevação de pressão

Aumenta levemente o nível de glicogênio no fígado, que envia um sinal de saciedade ao cérebro, reduzindo o apetite. Aumenta o metabolismo basal. Aumenta o metabolização da gordura no organismo.

Recomendação – 500 mg à 1000 mg 3vezes ao dia