Combata a osteoporose com o Brócolis

vegetaisOs brócolis são vegetais crucíferos da família Brassicaceae, assim como o repolho, couve-flor, couve, couve de Bruxelas. Originários da Europa, os brócolis também têm seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

Os brócolis contém o diindolilmetano o DIM, e seu precursor ol indol-3-carbinol (I3C) que possuem efeitos benéficos, moduladores dos estrôgenos e anticancerosos.

Estudos feitos com os vegetais crucíferos – como couve, couve-flor, brócolis, mostarda e repolho – mostraram sua ação preventiva contra cânceres de pulmão e estômago. Isso acontece devido a sua alta taxa de glicosinolatos. Essas moléculas são transformadas, nas células das plantas, em dois fitoquímicos antineoplásicos, o indol-3-carbinol (I3C) e o ITC. O I3C inibe o crescimento de vários tipos de células tumorais (carcinogênese). Quando em contato com o ácido gástrico, ele se condensa e forma diversos produtos, entre eles, o 3,3’-diindolilmetano (DIM), que possui ação comprovadamente preventiva contra o câncer por aumentar a apoptose e parar o ciclo celular de linhagens tumorais.