Como fazer uma boa caminhada?

caminhadaUma forma fácil de se exercitar e que trás diversos benefícios a nossa saúde é a caminhada. A caminhada promove a melhoria de patologias como colesterol alto, hipertensão arterial e diabetes, e ainda melhora o humor (através da liberação de serotonina), a respiração,  o tônus muscular e a circulação sanguínea.

A caminhada deve ser com tenis confortável, boné e creme protetor solar. Procure caminhar em lugares planos, arborizado e nos horários da manhã quando a incidência de raios ultravioleta são menores. Leve consigo uma vasilha com isotônicos ou água, para se hidratar durante a caminhada.

O tempo de caminhada varia com a disposição da pessoa. Cada uma caminha de acordo com suas possibilidades. Uma forma de avaliar a intensidade do exercícios é feita com um teste ergométrico por um cardiologista que orientará qual a velocidade de caminhar ficando com uma boa frequencia cardíaca e pressão arterial.

Trinta a quarenta minutos antes de iniciar alimente-se com frutas, por exemplo, como banana com aveia, ou mamão. Após a caminhada coma uma fatia de pão integral com geléia sem açucar e uma fatia de queijo branco. Estes cuidados ajudará repor as energias e evitará mal estar durante a caminhada, como queda de pressão, taquicardia ou sudorese excessiva.

Maneira de caminhar – Procure deixar a coluna reta, a cabeça erguida, os ombros livres e soltos. Foque o olhar alguns metros a frente. Balance os ombros em um movimento natural sincronizando o balanço  dos braços com as pernas, quando o braço direito está a frente a perna direita está a trás e vice-versa como ilustra a figura. Caminhe alegremente, curta a caminhada, mas evite falar muito, dar muitas risadas e concentre-se na respiração.