Beber líquidos durante as refeições provoca barriga?

barrigaA ingestão de líquidos durante as refeições é um hábito comum, no entanto, este hábito é amplamente questionado, pois se atribui o aumento de barriga a ingestão de líquidos. Será que esta afirmação é verdadeira?

O líquido ingerido durante as refeições causa uma sensação de inchaço abdominal. Esta dilatação reduz a sensação de saciedade, levando a consumir uma quantidade maior de alimentos do que o necessário. Por consequência, haverá aumento de peso não só pelas calorias associadas ao líquido ingerido mas também por este excesso de alimentação.

Ainda, há um outro problema relacionado a ingestão de líquidos durante as refeições. O ácido clorídrico presente em nosso estômago, responsável pela digestão de alimentos, torna-se diluído e dessa forma a digestão fica comprometida podendo ocasionar problemas como indigestão, gases, flatulências e deficiência na absorção de nutrientes.

Se você não quer abrir mão de ingerir líquidos como acompanhamento de suas refeições dê preferência aos sucos naturais feito com frutas ácidas. O suco de frutas ácidas é a opção menos prejudicial ao suco estomacal, não alterando de forma relevante seu PH, não interferindo na absorção dos alimentos. A água também é uma boa escolha, pois ajuda na hidratação e não aumenta o valor calórico da refeição.

Bebidas gaseificadas devem ser evitadas, pois o gás presente nessas bebidas dilata ainda mais o estômago, intensificando a sensação de falsa saciedade, levando a ingestão exagerada de alimentos.