Faseolamina

pãesA faseolamina é uma glicoproteína extraída da planta Phaseolus vulgaris que atua inibindo a ação da enzima alfa-amilase.

Metabolísmo do amido (pães e massas) – Inicialmente o amido é digerido pela enzima amilase produzida pelas glândulas salivares, assim quando mastigamos um pedaço de pão (amido) por algum tempo sentimos um sabor adoçicado na boca. O amido que não sofreu a ação da enzima amilase salivar é levado até o intestino delgado, onde sofre a ação da amilase pancreática, que quebra o amido em molécula menor denominada maltose. A maltose não é absorvida pela parede intestinal: por isso, a enzima maltase, produzida no próprio intestino delgado, transforma a maltose em glicose, que é absorvida, atravessando os capilares e entrando na corrente sanguínea. Este é o processo metabólico que tranforma o amido em energia para o corpo humano, a glicose.

A faseolamina por sua ação inibitória da enzima amilase não permite a absorção de uma parte dos carbohidratos (amido) na forma de glicose. O resultado é a redução dos níveis de açúcares (controle do diabetes) e das calorias atribuídas a eles e uma diminuição das reservas de gordura (emagrecimento).

Recomendações: Faseolamina 250 a 1000 mg por dia sempre antes das refeições.