Importância Colágeno

colágenoA proteína mais abundante no corpo humano tem em sua principal função manter a elasticidade da pele, ossos, músculos, tendões e ligamentos, evitando fraturas, distensões e rompimentos nestas estruturas.
Alterações na qualidade e quantidade desta proteína em nosso organismo, seja por fatores genéticos, idade ou ainda fatores externos, tornam-se visíveis em nossa pele, sendo verificada rigidez, menor elasticidade e aparecimento de rugas, dentre outros.

A minimização de fatores externos, tais como o consumo moderado de alimentos que contenham glicose em sua estrutura (a glicose acarreta o efeito “glicação” – reação entre o colágeno e a glicose, onde há perda das funções desta proteína), estresse oxidativo (radicais livres – quebra do colágeno, danos a estrutura do DNA e liberação de citocinas inflamatórias) e ainda alterações hormonais (hormônios sexuais e de crescimento) ocasiona a prevenção e manutenção da quantidade e qualidade desta tão importante proteína em nosso organismo. Ainda, citamos a importância da eliminação de não só fatores externos, mas também a ingestão de nutrientes certos para a reparação da pele e outros tecidos que possuem colágeno em sua estrutura. Alimentos como proteínas em geral (todos os tipos de carne, gelatina, e suplementos protéicos), frutas cítricas, fontes de vitamina C (ex: laranja, limão, morango) e fontes de vitamina E (ex: azeite de oliva e peixes). A suplementação por meio de peptídeos de colágeno também é recomendada (atentar para orientação nutricional).