Sabonetes antibacterianos

TricosanAlguns produtos de higiene destroem as bactérias normais da nossa pele e desregulam nossos sistemas endócrino e imunológico causando alergia para a vida toda.

Os dois produtos químicos – triclosan e bisfenol A – que pertencem a uma classe de substâncias ambientalmente tóxicas chamada de compostos de desregulação endócrina, que atuam negativamente na saúde humana ao imitar ou afetar os hormônios naturais. O triclosan é um composto químico largamente usado em produtos como sabonetes antibacterianos, pastas de dentes, canetas, sacos de fraldas e dispositivos médicos. O bisfenol A (BPA) é encontrado em muitos plásticos, e, por exemplo, como um revestimento protetor em latas de comida.

Como o triclosan é um agente antimicrobiano encontrado em muitos produtos domésticos ele pode mudar os nossos microrganismos naturais aos quais estamos expostos, de tal forma que o desenvolvimento do sistema imune é afetado na infância para vida toda.

Apesar dos serviços de saúde dos diferentes países possuirem regras para controle destes produtos existe  uma preocupação crescente entre a comunidade científica e grupos de consumidores, que estes compostos de desregulação endócrina já seriam perigosos para os seres humanos, mesmo em níveis mais baixos do que os previstos pelas legislações.