Substitua o chocolate pela Alfarroba

alfarrobaApesar de aparência, consistência e sabor similar, a Alfarroba não é um tipo de chocolate. Originária do mediterrâneo, a Alfarroba é um fruto, da árvore de Alfarrobeira (Ceratonia siliqua).

Em comparação ao chocolate, a Alfarroba tem muitos benefícios. A Alfarroba possui em sua composição carboidratos, proteínas, baixo nível de gorduras, além de ser rica em vitaminas (vitaminas B, C e E ) e minerais. Por ser naturalmente doce (e com baixo índice glicêmico), isenta de glúten e lactose, é apropriada ao consumo de diabéticos e indivíduos em dietas restritivas. Fonte de fibras insolúveis, auxilia no bom funcionamento intestinal. Ainda, não possui teobromina e cafeína, como o chocolate, desta forma não agindo como estimulante ao sistema nervoso.

A Alfarroba pode ser utilizada em pó, para utilização culinária, em substituição ao cacau, e consumida em tabletes e bombons.

Não foram encontradas quaisquer contra-indicações ao consumo de Alfarroba, porém, recomenda-se sua ingestão moderada uma vez que contém grandes quantidades de taninos, tal como o café e o cacau, que inibem a absorção de proteínas pelo organismo.