Temperos feitos em horta na sacada do apartamento

tempero3É muito prazeroso temperar seus alimentos com ervas colhidas na hora, ainda mais da sua própria horta, que pode ser feita até na sacada do seu apartamento. Além de enfeitar sua sacada, a horta será motivo de orgulho e saúde para toda família.

Veja as características de alguns temperos

  • Alecrin – O alecrim é muito bom para usar nas carnes de frango e porco, assim como nos pães e nas batatas. Deve ser usado no início do preparo do alimento e em pequena quantidade.
  •  Manjericão – Usado logo que colhido, confere um sabor inigualável aos molhos de tomate, frango, frutos do mar, massas e saladas. Deve ser acrescentado no final do preparo do prato.
  • Oregano – Esta é a única erva cujos aromas e sabor se acentuam na forma sêca. Ótimo com carnes grelhadas, frango, molho de tomate, ovos e queijos.
  • Cebolinha – Dá um sabor especial as saladas e sopas.
  • Pimenta – Produz um tempero picante ótimo para as carnes.
  • Hortelã – Da hortelã utiliza-se as folhas e flores. É uma erva muito utilizada na cozinha árabe, em pratos doces e salgados. Acompanha bem as frutas e molhos para carnes. Ótimo ingrediente das saladas, refrescos e chás.

Como fazer os vasostempero2

  1. Coloque alguns cacos no fundo do vaso para deixar livre o furo de drenagem;
  2. Coloque no fundo do vaso uma porção de brita, para permitir um boa drenagem.
  3. Complete até a metade do vaso com areia grossa.
  4. Faça uma mistura de duas partes de terra, uma de composto orgânico e uma de húmus. Coloque esta mistura até a borda do vaso, por fim, espalhe um pouco de areia.
  5. Enterre o torão da muda e complete com a terra até cobri-lo.
  6. Afofe com as mãos ao redor da muda e complete com um pouco mais de terra e por último coloque algumas castas de árvore para conservar a humidade no vaso.