Por que devemos nos alimentar de 3 em 3 horas?

Por que devemos nos alimentar de 3 em 3 horas?

150 150 Dr. Armando

1393473540_shutterstock_158626217São 4 motivos que tornam de essencial importância a alimentação de 3 em 3 horas:

1) Do momento em que nos alimentamos, já é dado início a digestão, onde há quebra do alimento e consequente absorção de nutrientes. Duas horas após a ingestão de alimentos, há um aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, após este período, esta nível cai e se não nos alimentarmos de forma a manter o nível de glicose no sangue, não haverá a fonte de energia para funcionamento do organismo, ocorrendo um quadro de hipoglicemia. A hipoglicemia ocasiona sintomas como sonolência, tontura, tremores, falta de atenção.

2) Alimentar-se de 3 em 3 horas previne que ocorrem excessos nas 3 principais refeições (café-da-manhã, almoço e jantar), assim evitando alimentar-se “por gula”.

3) Ao permanecer grande período em jejum, quando nos alimentamos (consequentemente em grandes quantidades para compensar o tempo em jejum) há uma grande produção de ácido clorídrico em nosso estômago, para a digestão deste alimento. A produção deste ácido em grandes quantidades pode ser lesivo a mucosa estomacal, provocando sensação de queimação, azia, e até agravando casos de refluxo, gastrite e úlcera, nos indivíduos com estes casos.

4) Em longos períodos sem se alimentar, o organismo busca fontes de energia, sendo primeiro consumido massa magra, em seguida gordura. Para a manutenção do peso corporal ou um emagrecimento saudável, recomenda-se a alimentação de 3 em 3 horas. O gasto energético do organismo será oriundo da alimentação, não de massa magra.