Qual a diferença entre gordura saturada, insaturada e gordura trans?

Qual a diferença entre gordura saturada, insaturada e gordura trans?

150 150 Dr. Armando

Fat stomach surrounded with measuring tape with burgerFonte de energia e essenciais para absorção de vitaminas lipossolúveis, a gordura é essencial ao bom funcionamento do organismo. A gordura ainda participa de processos fisiológicos como proteção térmica e mecânica, e ainda ação direta na produção de hormônios, funcionamento do intestino e proteção celular (formação de membranas celulares). Se faz importante conhecer os tipos de gordura para assim  determinar quantidade e o tipo a ser ingerida para se manter uma alimentação saudável.

São três tipos de gorduras conhecidas: gorduras saturadas, gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poli-insaturadas) e as gorduras trans.

1) Gordura Insaturada: Pode ser do tipo monoinsaturada e poli-insaturada. Este tipo de gordura é encontrado em vegetais. Apresenta-se no estado líquido. Comumente encontrada em azeite de oliva e oleoginosas, além de peixes como truta, arenque e salmão (peixes de água fria – ricos em ômega 3). A gordura insaturada é considerada uma gordura benéfica, pois auxilia na redução do colesterol ruim” (LDL).

2) Gordura Saturada: Encontrada carnes vermelha e branca e também em laticínios, este tipo de gordura apresenta-se no estado sólido. A gordura saturada, ao contrário da insaturada, agrava o colesterol “ruim” (LDL), aumentando risco de doenças cardiovasculares.

3) Gordura Trans: A gordura trans é formada a partir do processo de hidrogenação de óleos vegetais, formando uma gordura sólida. Encontrada em alimentos do tipo ” Junk Food” – Batatas fritas, salgadinhos industrializados, biscoitos recheados. Seu consumo aumenta o colesterol “ruim” (LDL) e diminui o colesterol “bom” (HDL).

A análise de tabelas nutricionais, presentes em rótulos, é de grande ajuda para avaliação de teor e tipo de gordura nos alimentos, possibilitando escolhes adequadas a suas necessidades individuais.