Salada de sabor amargo e forte

As folhas mais escuras tem sabor mais marcante, bastam alguns raminhos para se criar um contraste em uma salada de folhas de sabor suave.

  • salada
  • Agrião: As folhas pequenas, brilhantes e verde-escuras do agrião são ricas em vitamina C, folato, ferro e outros minerais, além de carotenóides, e também glicosinolatos, que combatem o câncer. Use os talos macios e as folhas.
  • – Alface-crespa: Essa alface de folhas soltas tem sabor relativamente suave.
  • – Azedinha: Parecida com o espinafre, a azedinha tem folhas verdes ovais ou pontudas. Seu sabor tem um toque cítrico refrescante, bastando algumas folhas frescas para dar vida a uma salada suave.
  • – Chicória frisada: A chicória possui folhas verde-claras finamente divididas, com forte sabor amargo. As folhas mais claras do centro tem gosto mais suave.
  • – Coentro: Forte e picante, é um ingrediente essencial em saladas de estilo oriental e mexicano.
  • – Couve: Hortaliça de folhas grandes e verdes, muito saborosa, é ingrediente fundamental da culinária mineira. Pode ser preparada em tiras finíssimas ou simplesmente rasgada em pequenos pedaços, que devem ser cozidos ou refogados.
  • – Endívias: As folhas da endívia são pequenas e possuem formato de lança. São de coloração amarela ou vermelha nas bordas. Sua textura é bem crocante e seu sabor amargo.
  • – Escarola: Uma espécie de chicória de folhas mais largas, tem folhas externas verdes e crocantes e o miolo mais claro. É levemente amarga, porém menos do que a chicória frisada. Vai muito bem misturada com folhas de sabor mais suave.
  • – Mostarda: Boa fonte de vitamina C e de carotenóides.
  • – Radicchio: Da mesma família da chicória, o radicchio possui folhas crocantes vermelho-escuras e brancas, de sabor levemente amargo. é rico em betacaroteno.
  • – Rúcula: Esta hortaliça possui folhas verde-escuras, alongadas e onduladas, de sabor picante. É rica em carotenóides e ferro.
  • – Salsa-crespa: Pode guarnecer saladas, peixes, carnes, etc. Resiste bem à fervura e fritura.

Como comprar, armazenar e preparar:
– Compre as verduras mais frescas, pois o teor de vitaminas e minerais é mais alto no momento em que as folhas são colhidas.
– As folhas duram até 4 dias em geladeira.
– Quando adquirir folhas já preparadas e embaladas, consumir em até 24 horas, pois uma vez cortadas, começam a perder as vitaminas C e do complexo B.
– Lave as folhas em água fria e as seque, sendo logo consumidas. Não deixe de molho para não perder as vitaminas solúveis em água.
– Somente acrescentar o molho de salada na hora de servir, ou senão o ácido do molho murchará as folhas.