Vitamina A

Medicina ortomolecular

A Vitamina A, foi a primeira vitamina lipossolúvel a ser identificada. É uma denominação geral para um grupo de substâncias que inclui pelo menos 3 compostos – retinol, retinal e carotenóides (alfa-caroteno, beta-caroteno e gama-caroteno).

A Vitamina A promove proteção para toda a ectoderme e é importante para o crescimento, manutenção e funcionamento da pele e membrana mucosa. Promove uma rápida regeneração do epitélio em tecidos traumatizados, sendo também essencial para o crescimento de cartilagem e ossos e, portanto, para o desenvolvimento do esqueleto. No processo reprodutivo apresenta papel importante, sendo que nas mulheres ela é necessária para o desenvolvimento da placenta e do feto, e nos homens para a produção de testosterona.

A Vitamina A é responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a formação de anticorpos, e é também importante no mecanismo da visão. Ela é comercializada na forma de pó acetato, para uso oral, e óleo palmitato, para uso oral e tópico.

A vitamina A é medida em Ul (Unidade Internacional) e, mais recentemente em ER (Equivalente de Retinol) – 1 ER = 5 Ul. É encontrada principalmente na forma de beta-caroteno. 15mg de beta-caroteno eqüivalem a 25.000 Ul de vitamina A.

Propriedades funcionais:
– Combate a cegueira noturna e vista cansada.
– Cria resistência a infecções respiratórias.
– Tem excelente ação antioxidante, imunoestimulante e coadjuvante na terapia anti-câncer.
– Nas imunodeficiências potencializa a blastogênese dos linfócitos e a atividade dos fagócitos.
– Promove crescimento e formação de ossos, dentes, cabelos, pele e gengiva.
– Indicada localmente no tratamento de acne e rugas superficiais.
– Indicada também no tratamento de enfisema e de hipertiroidismo.

Doenças causadas por carência de Vitamina A:

– Insônia
– Pele seca, com descamação e unhas quebradiças
– Fadiga
– Cabelos secos e quebradiços
– Perda do olfato
– Unhas grossas e espessas
– Olhos secos
– Diminuição do paladar
– Fotofobia
– Xeroftalmia, cegueira noturna
– Acne

Doenças causadas pela Toxicidade:
– Ingerir acima de 50.000 UI/dia por muitos meses pode produzir efeitos tóxicos e teratogênicos. Em tratamento mais prolongado recomenda-se o uso do beta-caroteno.
– Sintomas de Intoxicação – náuseas, vômitos, diarréia, vista turva, queda de cabelo, menstruação irregular, escamação da pele, fadiga, dores de cabeça.

DOSAGEM:Beta-caroteno:RDA: 6 mg/dia; OM : 10 – 50 mg/diaVitamina A RDA: 5.000 UI/dia; 800 mcg (Resolução GMC nº18/94).

Referência

1. Guilland JC, Lequeu B – As vitaminas: Do Nutriente ao Medicamento.Ed. Santos, São Paulo, Brasil, 1995. Original Les Vitamines Tec & Doc – Lavoisier. Paris.